O Museu Afro-Digital, um projeto colaborativo e interdisciplinar que funciona no Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO) da Ufba desde 2010, já conta com milhares de imagens obtidas por doação ou aquisição de vários arquivos no exterior entre 2004 e 2010 – Archive of Traditional Music, University of Indiana, Anacostia Museum e outros arquivos do Smithsonian, Moorland-Spingarn Archive da Howard University, M. Herskovits Library da Nortwestern University, Unesco, Arquivo Histórico de Moçambique.

Pela sua própria natureza, é também um dispositivo de acesso fácil, dinâmico, gerador de interatividade, que espelha o cotidiano e a cultura de diferentes grupos sociais, de minorias étnicas, de grupos marginalizados que se reconhecem por meio de valores, tradições, pertencimentos locais comuns, memórias individuais e coletivas.

O projeto, que está centrado nas noções de doação, repatriação e generosidade digital, visa a criação de um museu digital, em constante interação com publico e pesquisadores, que podem contribuir de varias formas, por exemplo doando digitalmente documentos ou sugerindo exposições virtuais. O projeto nacional de Museu Digital da Memoria Africana e Afro-Brasileira é constituído por cinco estações independentes mas interligadas.

Fuentes de financiación: PRINCE CLAUS FOUNDATION / CONSELHO NACIONAL DE PESQUISA – CNPQ/FINEP.

Directores: Jamile Borges & Livio Sansone.

Fuente: formulario de identificación de casos.

Tags:


¿Eres un investigador o perteneces a esta entidad?

Si hay algún dato que desees modificar, indícalo a continuación como comentario.

Deja un comentario

  • (no será publicado)