O
O trabalho foi financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e decorreu no âmbito de três projectos de investigação realizados em 1993-1996, 1998-2000 e 2002-2005.
Dada a profunda mudança na divisão administrativa do território de Portugal Continental ocorrida entre 1832 e 1836, nos dois primeiros projectos fomos confrontados com a impossibilidade de comparar dados referidos a unidades territoriais tão diferentes como as que existiam antes e depois daquela alteração.
A necessidade de resolver este problema, que constituía um obstáculo ao progresso do conhecimento em vários domínios da História, conduziu-nos à criação do Sigma – Sistema de Informação Geográfica e Modelação de Dados Aplicado à História de Portugal. O Sigma, através da utilização conjugada de uma base de dados relacional e de um SIG, permite não só registar, gerir e cartografar a informação relativa a qualquer dos anos abrangidos pelo sistema, como transpor essa informação – desde que disponível por freguesia – para outras datas e cartografá-la de acordo com unidades territoriais distintas das que serviram de base à recolha original dos dados. Em resumo, o Sigma soluciona os problemas de comparabilidade acima enunciados, recuando assim, de forma significativa, o âmbito das séries estatísticas disponíveis.
Director: Luís Espinha da Silveira.
Fuentes de financiación: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Fuente: formulario de detección de casos.